Perto do Natal, decoração da ponte estaiada não tem prazo para funcionar

A menos de dez dias para o Natal, a iluminação da ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, no Brooklin (zona sul de SP), continua sem prazo para ficar pronta. As falhas nas sequências de lâmpadas começaram no dia 4 de dezembro, quando a decoração natalina foi oficialmente inaugurada.

A empresa Mix Brand Experience, responsável pelo projeto de decoração, afirmou que o problema ocorreu em função das últimas chuvas, além de raios e ventos fortes. Por isso, a equipe de alpinistas que trabalha diariamente na manutenção da iluminação estaria com dificuldades para fazer os reparos.

O objetivo na ponte é a instalação de um conjunto de lâmpadas nos estais da estrutura para formar um pinheiro de Natal com 100 metros de altura por 70 metros de largura. No entanto, os LEDs (sigla em inglês para “diodo emissor de luz”, formados por sequências de pequenas lâmpadas) falharam e interromperam parte do desenho de um dos lados da árvore.





Segundo a empresa Mix, uma rajada de vento mais forte pode danificar o equipamento, e a troca dá trabalho principalmente por ser feita a “vários metros de altura”.

Mais luzes

Para Mario Kawano, professor de engenharia elétrica da FEI (Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana), a solução seria aumentar o número de sequências de LEDs –ou seja, o total de lâpadas em série. “Basta um deles estragar que outros vários ficam no escuro. O material é frágil e pode quebrar devido a problemas climáticos. No projeto, deveriam ter previsto esse problema e instalado LEDs sobressalentes, já que é grande o risco de acontecerem avarias”, explica. Segundo Kawano, dessa forma não seria preciso ninguém fazer a manutenção. “Ligaria automaticamente.

A Prefeitura de São Paulo informou que o projeto foi feito por meio de uma parceria com a Telefônica, que pagou a decoração. A empresa não divulgou ontem o valor gasto. Já a manutenção é de responsabilidade da Mix.

Fonte: Agora São Paulo





Deixe seu comentário