Bairro do Brooklin também foi atingido por blecaute nesta terça

Uma falha em um dos três transformadores da subestação Bandeirantes, na zona sul de São Paulo, deixou parte da cidade por 23 minutos sem luz na tarde desta terça-feira.

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a falha teve início às 15h11 e a energia foi restabelecida completamente às 15h34.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou ao menos 21 pontos da cidade sem luz por volta das 16h. Entre as regiões atingidas estavam a da avenida Paulista, Pinheiros, Vila Mariana, Vila Olímpia, Brooklin, Jabaquara, Moema e Ibirapuera.

A CTEEP (Companhia de Transmissão e Energia Elétrica Paulista) –responsável pela transmissão de energia– informou que, com a falha de um transformador, os outros dois foram desligados automaticamente pelo sistema de segurança da subestação. Segundo a companhia, às 15h21 os dois transformadores voltaram a operar.

Entretanto, às 16h40 os dois equipamentos sofreram uma sobrecarga e desligaram novamente, por cinco minutos. De acordo com a companhia, o restabelecimento completo ocorreu às 16h45.





Ainda de acordo com a empresa, as regiões atingidas foram as da avenida Paulista na região dos Jardins, avenida Brigadeiro Luís Antonio, 13 de Maio e imediações, parte da zona sul, como Vila Olímpia, Itaim Bibi, e parte da zona oeste, como Leopoldina, Perdizes, Pinheiros.

As causas do desligamento do transformador estão sendo analisadas pela Cteep.

O aeroporto de Congonhas, no bairro do Campo Belo, zona sul, também registrou falta de energia, mas as operações de pouso e decolagem não foram prejudicadas. Segundo a Infraero (estatal que administra os aeroportos), o terminal funcionou com gerador das 15h12 às 15h25, quando a energia foi reestabelecida.

A Secretaria de Transportes Metropolitanos informou que a circulação de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e do metrô não foi afetada.

Fonte: Folha de S. Paulo





Deixe seu comentário