Uma falha em um dos três transformadores da subestação Bandeirantes, na zona sul de São Paulo, deixou parte da cidade por 23 minutos sem luz na tarde desta terça-feira.
Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a falha teve início às 15h11 e a energia foi restabelecida completamente às 15h34.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou ao menos 21 pontos da cidade sem luz por volta das 16h. Entre as regiões atingidas estavam a da avenida Paulista, Pinheiros, Vila Mariana, Vila Olímpia, Brooklin, Jabaquara, Moema e Ibirapuera.
A CTEEP (Companhia de Transmissão e Energia Elétrica Paulista) –responsável pela transmissão de energia– informou que, com a falha de um transformador, os outros dois foram desligados automaticamente pelo sistema de segurança da subestação. Segundo a companhia, às 15h21 os dois transformadores voltaram a operar.
Entretanto, às 16h40 os dois equipamentos sofreram uma sobrecarga e desligaram novamente, por cinco minutos. De acordo com a companhia, o restabelecimento completo ocorreu às 16h45.
Ainda de acordo com a empresa, as regiões atingidas foram as da avenida Paulista na região dos Jardins, avenida Brigadeiro Luís Antonio, 13 de Maio e imediações, parte da zona sul, como Vila Olímpia, Itaim Bibi, e parte da zona oeste, como Leopoldina, Perdizes, Pinheiros.
As causas do desligamento do transformador estão sendo analisadas pela Cteep.
O aeroporto de Congonhas, no bairro do Campo Belo, zona sul, também registrou falta de energia, mas as operações de pouso e decolagem não foram prejudicadas. Segundo a Infraero (estatal que administra os aeroportos), o terminal funcionou com gerador das 15h12 às 15h25, quando a energia foi reestabelecida.
A Secretaria de Transportes Metropolitanos informou que a circulação de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e do metrô não foi afetada.
Fonte: Folha de S. Paulo