Cerca de 200 pessoas realizaram na tarde deste sábado (29) uma manifestação na Zona Sul de São Paulo em defesa da empresa Telexfree, investigada pelo Ministério Público. Em frente à sede da TV Globo em São Paulo, na região do Brooklin, o grupo protestou contra a divulgação de reportagens sobre as investigações.
Ministérios Públicos de pelo menos sete estados investigam a empresa Ympactus Comercial Ltda. ME, conhecida pelo nome fantasia Telexfree, por suspeita de prática de pirâmide financeira, com “investimentos” estimulados por meio de um sistema chamado de “marketing multinível”. Segundo as investigações, a empresa teria montado um esquema de pirâmide, em que cada novo membro compra um “pacote” que remunera os membros acima na cadeia. Esse novo membro, por sua vez, ganha dinheiro recrutando outras pessoas para o sistema. A Telexfree, que no Brasil tem sede no Espírito Santo, nega qualquer ocorrência de fraude.
No protesto, os manifestantes alegaram que a publicação de reportagens sobre a Telexfree afastaria novos investidores. Eles bloquearam uma das entradas da emissora. Em seguida, ocuparam um trecho da Rua Evandro Carlos de Andrade e a pista local da Marginal Pinheiros, no trecho que dá acesso à Avenida Jornalista Roberto Marinho.
Fonte: G1