Secretaria da Justiça investiga denúncia de racismo em escola do Brooklin

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania abriu processo administrativo para investigar denúncia de racismo na escola Internacional Anhembi Morumbi, no bairro do Brooklin (zona sul de SP). A estagiária Ester Elisa da Silva Cesário, 19, afirma que a diretora do colégio pediu para ela que alisasse os cabelos para trabalhar.

Segundo a secretária Eloisa de Sousa Arruda, a lei prevê para casos como esse multa, suspensão da licença de funcionamento e até mesmo a cassação.

O caso de Ester ocorreu poucos dias após a jovem começar a trabalhar como estagiária de marketing na escola. Ester é negra, tem cabelo crespo e costuma usá-lo solto, na altura dos ombros.

“Isso apenas demonstra que o racismo ainda existe na nossa sociedade, por mais que se negue”, afirma a secretaria. Segundo ela, o processo administrativo foi aberto assim que o órgão tomou conhecimento do caso por meio de redes sociais.

A jovem afirma que, em seu primeiro dia no local, a diretora reclamou de uma flor presa em seu cabelo e pediu que ela o prendesse.





Dias depois, Ester teve a atenção chamada novamente. Dessa vez, conta a estagiária, a mulher foi além: disse que compraria camisas mais longas para que Ester escondesse seus quadris.

Porém, foi apenas quando a diretora lhe pediu para alisar o cabelo que a estagiária decidiu registrar um boletim de ocorrência na na Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância).

A multa prevista pela legislação estadual é de até R$ 17.450 mil e até R$ 52.350, em caso de reincidência.

Desde julho de 2010, quando a lei foi que prevê punições administrativas para casos de racismo foi promulgada, 90 denúncias foram encaminhadas para a secretaria.

A escola afirma que ainda não foi notificada sobre a investigação da secretaria e nega “veementemente que tenha havido qualquer ato de racismo envolvendo sua equipe administrativa”.

Em nota, o colégio lamenta “profundamente que as instruções sobre vestuário passadas à estagiária de marketing –as quais foram elaboradas com base em critérios puramente utilitários– tenham sido interpretadas de forma equivocada.”

Fonte: Folha.com





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