A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa), realiza neste sábado (26/3), a partir das 9h, mais uma ação de controle da dengue na cidade de São Paulo. Desta vez no bairro do Brooklin, no distrito administrativo do Itaim Bibi, Zona Sul. O objetivo do trabalho é bloquear os criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de orientar a população do bairro quanto às boas práticas para o controle e a prevenção da doença em suas residências. A ação ocorrerá no quadrilátero formado pelas avenidas Bandeirantes, Santo Amaro, Roberto Marinho (antiga Água Espraiada) e Engenheiro Luís Carlos Berrini. Os agentes farão o bloqueio de possíveis criadouros do mosquito em cada um dos 3.500 imóveis a ser visitados.
As atividades do sábado foram baseadas no aumento de casos da doença na região do Itaim Bibi. Por isso, é muito importante que os moradores do bairro recebam os agentes de zoonoses, facilitem o trabalho de eliminação dos criadouros e, principalmente, fiquem atentos para as informações que serão passadas, para que sua residência não se torne um possível criadouro do Aedes aegypti.
Todos os 160 agentes envolvidos na operação estarão devidamente identificados com crachá e uniforme da Covisa. Caso tenha alguma dúvida sobre a identidade do funcionário, o morador poderá conferir as informações pelo telefone 156 ou pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão, no Portal da Prefeitura.
O êxito do programa de prevenção à dengue na Cidade está diretamente ligado à receptividade dos moradores ao trabalho dos agentes. No ano de 2010, foram visitados 17.345.657 imóveis, 13.933 caixas d’água foram vedadas e 203.472 imóveis foram nebulizados. Ao todo, atuam nas ações de prevenção e controle junto à população 2.400 agentes de zoonoses e 6 mil agentes comunitários de saúde do programa Estratégia Saúde da Família.
Serviço
Data: 26 de março
Horário: a partir das 9h
Local: Novo Brooklin (no quadrilátero formado pelas avenidas Bandeirantes, Santo
Amaro, Roberto Marinho e Engenheiro Luís Carlos Berrini)
Fonte: Prefeitura de São Paulo